Mensagem
Notícias
Notícias
Estudantes do Colégio Soka brilham no IB Celebration 2025
Sobre o IB
Como IB World School, o Colégio Soka proporciona aos estudantes a opção de realizar o ensino médio com o certificado IB, possibilitando a obtenção dos dois diplomas na conclusão do segmento e mais chances de concorrer a bolsas de estudos em universidades. Ademais, o Programa de Diploma do IB é considerado um curso pré-universitário, por isso, essa experiência acadêmica, vivida no Ensino Médio Soka, possibilita aos estudantes maior preparo e segurança para cursar o ensino superior, seja no Brasil, seja no exterior.
IB Celebration 2025
No dia 25 de novembro, os estudantes e as famílias da 3ª série do Ensino Médio, o “Terceirão”, viveram uma noite muito especial com a realização do IB Celebration 2025, evento no qual o Colégio Soka do Brasil celebra anualmente a experiência IB vivida pela turma.
Na abertura do evento, “Novas Rosas de Hiroshima”, vídeo criado para o Festival of Hope do IB, ocorrido no dia 6 de novembro, foi apresentado ao público. As famílias se emocionaram ao ver o resultado desse trabalho, que representa a luta pelo desarmamento nuclear, causa defendida pelo fundador, Dr. Daisaku Ikeda, durante toda a sua vida.
Lucas Murano, que obteve o Diploma Completo (Full Diploma), compartilhou que o processo do IB não durou apenas alguns meses, mas sim alguns anos. Para ele, pessoalmente, o IB representou o ápice de sua trajetória acadêmica no Colégio Soka.
Na sequência, Victoria Rosa, que obteve o diploma em algumas disciplinas do IB, as quais escolheu cursar, apresentou seu relato. A estudante afirmou que, com o processo do IB, aprendeu a desenvolver textos longos, a se organizar nas anotações, a cultivar criatividade para escolher temas de seu interesse, a elaborar um planejamento para estruturar sua escrita, além de analisar dados e informações de modo concreto.
Gustavo Adolfo Paredes emocionou os colegas ao compartilhar as seguintes palavras: “Por isso, eu acredito que o IB não é só um processo acadêmico. É uma lição de vida. Uma lição que nos ensina a não desistir, a continuar, mesmo quando parece impossível. E, se você caiu, não abaixe a cabeça. Levante. Olhe para você com orgulho. Porque o que realmente importa não é o resultado, e sim a jornada — e tudo o que ela transformou dentro de você.”
Representando os professores da equipe IB, o professor Gustavo Nagib, que leciona a disciplina Sistemas Ambientais e Sociedades do currículo IB, compartilhou com os estudantes o quanto o processo também foi importante para ele, pois esta foi sua primeira experiência no programa. O professor citou o geógrafo Milton Santos, explicando que é possível alcançar uma ordem social mais humana. Incentivou a todos a aprender por toda a vida, como orienta o IB, ressaltando que o conhecimento é o maior bem que uma pessoa pode possuir.
A professora Renata Hirose realizou a leitura dos certificados enviados pelo IB e, em seguida, anunciou a grande novidade da noite: o certificado de “Experiência IB do Colégio Soka”, por meio do qual o estudante poderá comprovar que cursou todas as disciplinas do IB no currículo internacional do Ensino Médio.
Na sequência, Rodrigo Conceição, diretor geral, e Juraci Alcântara, coordenadora pedagógica, realizaram a entrega dos certificados.
Em suas palavras, Juraci parabenizou cada estudante e agradeceu a parceria das famílias com o Colégio Soka, essencial para o sucesso no IB. Ela então apresentou um vídeo surpresa, com uma homenagem dos pais aos filhos.
“Com orgulho de cada história que vocês escreveram em nosso Colégio, utilizem tudo o que aprenderam com a experiência IB, tendo na mente e no coração os seguintes ditos dourados de nosso fundador, Dr. Daisaku Ikeda: ‘Os estudantes [do Colégio] Soka são a minha vida! Enquanto eles se desenvolverem, a esperança da humanidade será infinita!’”
Rodrigo Conceição ressaltou o quanto o processo do IB foi desafiador, a ponto de, em alguns momentos, os estudantes se sentirem “quebrados”. No entanto, ao vencerem cada dificuldade, os formandos do Terceirão foram ganhando força e resiliência.
Rodrigo destacou o exemplo do fundador, que ao longo de sua vida recebeu mais de 400 homenagens, justamente por estar sempre acima da média das pessoas comuns. Nesse sentido, incentivou os estudantes a seguirem os passos do Dr. Ikeda, pois, para aqueles que possuem esse diferencial, não há concorrência — a concorrência fica para quem permanece no meio termo.
Mensagem