IB

Notícias

IB

Notícias

Daisaku Ikeda e a Educação Humanística

14 de Novembro de 2025

Daisaku Ikeda, fundador do sistema educacional Soka, faleceu em 15 de novembro de 2023. Nestes dois anos de seu falecimento, o Colégio Soka do Brasil dedica todo o seu avanço e desenvolvimento à sua memória, tomando sua visão humanística como força motriz para que jamais esqueçamos nossa missão de: “Colégio Soka do Brasil, baluarte da educação humanística que desperta o potencial de criação de valores em cada indivíduo”.

Reconhecido internacionalmente como educador, filósofo, escritor e defensor da paz, dedicou sua vida à promoção de uma educação humanística voltada para o desenvolvimento integral do ser humano.

O empenho de Daisaku Ikeda pela educação Soka tem raízes na sua vivência e visão de mundo. Durante a infância, viu o Japão ser destruído pela guerra e, em contraste, também assistiu ao país se reerguer tendo como base a educação — por isso, ele defendeu que ela se torne o alicerce da sociedade global.

A educação Soka funciona como ambiente ideal no desenvolvimento de indivíduos conscientes, prontos para atuar pelo bem comum, e não somente em benefício próprio. Uma educação que visa desenvolver seres humanos de valor, despertar o respeito pela dignidade da vida e aperfeiçoar a pessoa que passará a se ver como protagonista.

No prefácio do livro Educação Soka — Por uma Revolução na Educação Embasada na Dignidade da Vida, Dr. Ikeda, falando sobre o propósito da educação e seu objetivo comenta:

"Qual é o propósito fundamental da educação? Tsunesaburo Makiguchi, pai da educação Soka — educação para a criação de valor —, afirmou que é a felicidade do aluno. (...) A educação é minha missão como sucessor dos ideais de Makiguchi e Toda. Além disso, acredito que a paz e a prosperidade da humanidade nos séculos vindouros só poderão ser construídas sobre a base da educação". (IKEDA, Daisaku. Educação Soka — Por uma Revolução na Educação Embasada na Dignidade da Vida. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2017. p. 11.)

No Brasil, a Escola Soka foi inaugurada em São Paulo em 2001, oferecendo inicialmente apenas educação infantil. Posteriormente, abriu o ensino fundamental anos iniciais e o ensino fundamental anos finais e, dessa forma, veio se desenvolvendo como uma escola de educação continuada. Hoje, o Colégio Soka também possui turmas do ensino médio e o programa International Baccalaureate (IB), qualificação educacional reconhecida internacionalmente que prepara os estudantes para o ingresso nas melhores universidades do mundo.

Com amplo desenvolvimento do Colégio Soka do Brasil, em comemoração aos cinco anos de inauguração do edifício-sede do Colégio Soka do Brasil [em 2022], o fundador, Dr. Daisaku Ikeda, enviou uma mensagem, na qual ele destaca: "Tenho absoluta convicção de que a partir desta sede da educação humanística, meus extraordinários cidadãos do mundo que amo incondicionalmente, alçarão voo rumo ao grandioso palco do Brasil e, mais além, de toda a sociedade planetária. (jornal Brasil Seikyo, ed. 2.356, 28 jan. 2017, p. A7.)

A base da educação humanística Soka está alicerçada no ensino de respeito e dignidade da vida, assim como a missão do colégio:

Torne-se cidadão de Bom Senso, com um sólido caráter para a consolidação de uma sociedade justa e humana.

Torne-se cidadão de Esperança, despertando em si e no outro o desejo pela paz, fortalecendo laços de amizade sem fronteiras.

Torne-se cidadão de Sabedoria, para o desenvolvimento e a sustentabilidade da comunidade local e internacional.

Nosso sincero agradecimento ao fundador, Dr. Daisaku Ikeda

Sobre Daisaku Ikeda

Nascido em Tóquio, Japão, graduou-se em economia e fundou, entre outras instituições que promovem a paz, a cultura e a educação, a Associação de Concertos Min-On, o Museu de Arte Fuji de Tóquio, o Instituto de Filosofia Oriental e o Sistema Educacional Soka, com escolas em vários países, da educação infantil ao ensino superior, inclusive o Colégio Soka no Brasil.

Convicto do poder da revolução humana, dialogou com milhares de personalidades, líderes e estudiosos de várias áreas com o intuito de derrubar as barreiras do preconceito, da discriminação e das ideologias que separam o mundo.

Além de todos os seus grandes empreendimentos, Daisaku Ikeda dedicou também incansáveis esforços para incentivar as pessoas por meio de poemas e fotos, com o mais sincero desejo de que cada pessoa manifeste seu máximo potencial e conquiste verdadeira felicidade.

Conheça as obras de Daisaku Ikeda

Infantis

A Lua e a Princesa

Você sabia que a dona Lua observa todas as crianças durante a noite? Ao observar Satiko, ela fica muito preocupada, pois a menina é fraca e não gosta de se alimentar. Numa viagem emocionante e reveladora, Satiko descobre que todas as crianças, de todas as partes do mundo, são príncipes e princesas no “País da Lua”. Isso muda completamente sua vida.Você sabia que a dona Lua observa todas as crianças durante a noite? Ao observar Satiko, ela fica muito preocupada, pois a menina é fraca e não gosta de se alimentar. Numa viagem emocionante e reveladora, Satiko descobre que todas as crianças, de todas as partes do mundo, são príncipes e princesas no “País da Lua”. Isso muda completamente sua vida. Link da obra: https://cile.brasilseikyo.com.br/livro-a-lua-e-a-princesa

Pé de Romã

A obra traz anseios e sonhos de infância de Daigo que, quando acalentados persistentemente, são capazes de abrir as portas até de um futuro distante. O leitor conhecerá mais sobre o jovem de saúde frágil que se tornou inabalável como o pé de romã de sua infância. São catorze histórias da infância de Daisaku Ikeda, selecionadas por seu filho, Hiromasa, e adaptada pelo escritor Yukio Araya.
Link da obra: https://cile.brasilseikyo.com.br/livro-pe-de-roma

O menino e a cerejeira

No Japão, a cerejeira é símbolo de força, coragem e esperança. Com a ajuda de um novo amigo, Taichi, um menino que vive e brinca entre os escombros no pós-guerra, salva a vida de uma velha cerejeira que havia sido queimada em um ataque aéreo e estava prestes a morrer. Ao mesmo tempo, ele aprende a encarar a realidade da própria vida e a desafiá-la. Uma história sobre a importância do cuidado com os demais, sobre o amor e a amizade.
Link da obra: https://cile.brasilseikyo.com.br/livro-o-menino-e-a-cerejeira

Educação Humanística

Aos Educadores
Reflexões sobre a missão do educador na formação de indivíduos capazes de criar valor e trilhar uma vida feliz. Uma leitura essencial para quem acredita na educação como ferramenta de transformação social.
Link da obra: https://cile.brasilseikyo.com.br/livro-aos-educadores

Educação Soka

Análise dos desafios da educação contemporânea e proposta de um modelo pedagógico centrado no ser humano. Ikeda apresenta os fundamentos da educação Soka, que visa formar cidadãos globais comprometidos com a paz e o progresso da humanidade.
Link da obra: https://cile.brasilseikyo.com.br/livro-educacao-soka

obras_colegio_2.jpeg obras_colegio.jpeg
WhatsApp

Pesquisa

Arquivo