Mensagem
Notícias
Notícias
Colégio Soka e Instituto Soka Amazônia unem forças pela educação ambiental
Durante a formatura do Ensino Médio do Colégio Soka, realizada ano passado, em seus agradecimentos, o diretor geral, Rodrigo Conceição, destacou a alegria de acompanhar a trajetória dos estudantes e dirigiu palavras aos pais: “Eles são nosso bem mais precioso e representam a melhor versão para o mundo, pois têm o poder de unir tradição e inovação. Nós, do Colégio Soka, continuaremos a promover uma educação que gera valor. Faço esse convite a todos vocês.”
Essa educação que gera valor tem início quando os profissionais que atuam no Colégio Soka recebem treinamento, colocando em ação, o propósito da escola: Despertar o potencial de cada indivíduo para contribuir com a paz e o bem-estar da sociedade. Esse despertar teve início, antes do ano letivo, com o aprimoramento dos profissionais e hoje, 26 de janeiro, data conhecida como o Dia Mundial da Educação Ambiental, realizou nas dependências do Colégio Soka do Brasil a palestra “Formação: Currículo e a Metodologia de Sustentabilidade: Colégio Soka e Instituto Soka Amazônia”, ministrada pelo diretor ambiental do Instituto Soka Amazônia, João Carlos dos Santos.
O Instituto Soka Amazônia é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, vinculada filosoficamente à Soka Gakkai (global), representa a cristalização do ideal do pacifista Daisaku Ikeda de contribuir para proteção da integridade ecológica da Amazônia.
Criado em 2014 para consolidar e dar continuidade às ações de preservação ambiental iniciadas na década de 1990 pelo Centro de Pesquisas Ecológicas da Amazônia (Cepeam), o Instituto Soka é responsável pela gestão da Reserva Particular de Patrimônio Natural Daisaku Ikeda (RPPN Daisaku Ikeda), na cidade de Manaus, uma unidade de conservação sustentável localizada em frente ao exuberante Encontro das Águas.
Colocar o conhecimento em ação!
A palestra foi dinâmica, com a participação dos funcionários, como ponte para o conhecimento. João Carlos destacou pontos da obra do Dr. Daisaku Ikeda, Educação Soka e Laudato Si (Louvado Seja), que é a encíclica do Papa Francisco.
“Sustentabilidade é um ato de justiça. O ser humano é possível de mudança, pois o homem está em desenvolvimento constante. “Cada individuo tem o poder de mudar o mundo”, enfatiza João.
Em um outro momento, os profissionais foram divididos em três grupos com a missão de construir uma atividade de prática sustentável que possa envolver a família ou a comunidade integrando as turmas de alunos do seu grupo.
Divididos em grupos, os diálogos trouxeram reflexões sobre o uso correto da coleta seletiva, o descarte correto de produtos eletrônicos e como trazer a comunidade local para a questão ambiental.
Ao final, Joao reforçou que o importante é começar, neste exato instante: “É uma honra estar com vocês, e espero que tenha sido um momento alegre, divertido e a felicidade de toda a comunidade escolar é o nosso propósito. O Instituto Soka Amazônia e o Colégio Soka estão juntos neste ideal. Quando criamos a consciência de que somos protagonistas, é possível realizar tudo”.
Para conhecer o Instituto Soka Amazônia, clique aqui.
Mensagem