Mensagem
Notícias
Notícias
O Colégio Soka do Brasil abriu as portas para o Soka High School Meet, evento explicativo sobre o ensino médio, realizado em formato híbrido com a participação das famílias e dos estudantes que cursam os oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental Anos Finais, assim como de famílias que vieram até a instituição pela primeira vez para conhecer o projeto pedagógico da instituição, na manhã de 20 de setembro.
Rita Kojima, diretora de Relações Internacionais, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou o programa Homestay, que, desde 2017, estudantes de diversas localidades do Brasil têm a oportunidade de realizar o ensino médio Soka em São Paulo. Lucas Nassif e Leonardo Morais, que fazem parte do Homestay, agraciaram a todos com uma apresentação da música Haha, de autoria do fundador do Colégio Soka, Dr. Daisaku Ikeda.
Juraci Alcântara, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) e do Ensino Médio (EM), iniciou sua fala convidando as famílias a refletir sobre a última etapa da educação básica e sobre como cada uma delas viveu esse período escolar, marcado pelas funções propedêutica, profissionalizante e formativa. Juraci também expôs, em detalhes, como o trabalho é desenvolvido e os diferenciais oferecidos aos estudantes, além da forma como o currículo IB abre portas em universidades do Brasil e do mundo.
Rodrigo Teixeira Conceição, diretor do Colégio Soka do Brasil, detalhou aos estudantes e às famílias as premissas educacionais que sustentam o sistema educacional para a criação de valor, ou seja, a metodologia Soka, aplicada no colégio e em todas as nossas instituições pelo mundo.
O diretor Rodrigo ressaltou ainda a importância da Student Centered Approach, que valoriza o protagonismo juvenil e possibilita que o estudante seja o autor principal do seu processo educativo.
Alçar voo
Um momento muito especial do evento foi a participação de representantes das turmas de formandos do ensino médio Soka, que hoje fazem sua graduação em renomadas universidades: Letícia Moritani, medicina na Universidade Albert Einstein; Larissa Ramos, física e astrofísica na Universidade de Leicester, Inglaterra; Bruno Shiraishi, nutrição na Unicamp; Lucas Daidone, direito no Mackenzie; e Leo Sawada, ciências e tecnologias na UFABC.
No bate-papo, mediado pela professora Cinthia Shimada, os estudantes revelaram quanto as habilidades do learner profile do IB foram desenvolvidas no ensino médio e como fazem a diferença não apenas no acesso à universidade, mas também no dia a dia da graduação. Em suas dicas para os futuros estudantes, solicitaram ainda que estudem bastante e aproveitem cada oportunidade e momento vividos dentro do colégio.
Na parte final do evento, Juraci falou ainda sobre as principais novidades para o ensino médio em 2026, como o fortalecimento do Itinerário Construindo o Futuro Vestibulares e a implantação do Research Center, o qual apoiará os estudantes em importantes atividades de pesquisa e aprendizagem, como as Olimpíadas do Conhecimento, os simulados e as simulações ONU.
A coordenadora Juraci, então, convidou a todos a participar dos processos internos e externos de concessão de bolsas de estudo para o ensino médio, que ocorrerão no mês de outubro. Ela finalizou suas palavras ressaltando a importância da parceria família, colégio e sociedade para o desenvolvimento de crianças e jovens.
Ensino médio Soka
O currículo do ensino médio Soka é estruturado conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a inclusão de disciplinas que preparam os alunos para a obtenção do diploma bilíngue do Programa do Bacharelado Internacional (IB).
No Colégio Soka, o multilinguismo é também um diferencial pedagógico: além do inglês, os alunos têm acesso aos idiomas japonês e espanhol, fortalecendo sua comunicação intercultural e ampliando suas oportunidades no Brasil e no exterior.
Desde 6 de junho de 2018, o colégio é reconhecido oficialmente pelo International Baccalaureate (IB), com sede em Genebra, Suíça. Como instituição certificada, oferece o renomado International Baccalaureate Diploma Programme (IBDP) — um currículo de dois anos que complementa o ensino médio nacional e permite ao aluno conquistar um diploma internacional amplamente aceito por universidades em todo o mundo.
Durante conversa, os alunos Bruno Shiraishi, Larissa Ramos, Letícia Moritani, Leo Sawada e Lucas Daidone, compartilham experiências
Mensagem