Notícias e Artigos
Notícias e Artigos
Colégio Soka realizada segunda aula magna sobre empreendedorismo
A segunda aula magna promovida pelo Colégio Soka do Brasil ocorreu em 21 de maio na sede do colégio, em São Paulo, e foi conduzida pelo diretor-geral, Rodrigo Conceição.
“Hoje não vim falar com vocês sobre como administrar uma empresa, os roadmaps, e etc. Afinal, hoje pode-se criar uma empresa no TikTok. O que irei ensinar hoje é como operar fora do sistema e tomar a melhor decisão possível para si próprio, pois se não soubermos decidir por nós mesmos, alguém irá decidir por nós”, iniciou o professor Rodrigo.
“O que eu quero para a minha vida?”
Foi a reflexão que o diretor propôs para os alunos durante a aula.
“Antes de definir o que eu quero, preciso decidir quem eu sou. Com maior autoconhecimento para saber o que se quer em um determinado momento da vida, uma mente empreendedora se aprofunda em qual empresa deseja construir e foca em desenvolver um plano estratégico para planejá-la e futuramente tirá-la do papel. Nesse processo, vale sempre pensar: o objetivo traçado vai impactar somente a mim ou também a outras pessoas?”
Curiosidade: O que um roadmap?
Um "roadmap" é um plano estratégico visual que detalha as etapas, prazos e recursos necessários para atingir um objetivo específico, geralmente dentro de um contexto de projeto, produto ou organização. É como um mapa que guia as ações e decisões, fornecendo uma visão clara do caminho a percorrer para alcançar o resultado desejado.
Como reforçou o professor: “Precisamos comunicar com clareza o que queremos. E é aqui que começa a importância da tomada de decisões. Você pode questionar: não faço a menor ideia de como vou fazer isso. E é assim que você acaba criando as primeiras barreiras para o seu negócio”.
Dicas básicas para ultrapassar essas barreiras:
Adquira conhecimento sobre o negócio: tendências, boas práticas, iniciativas.
Tenha sempre em mente o objetivo do que quer alcançar.
Desenvolva um plano estratégico e o coloque em prática.
Entenda a desenvolvimento de um negócio como um processo dinâmico, não estático, que se altera conforme testamos possibilidades.
Avalie constantemente o que deu certo, o que não deu, e refine ou redefina a estratégia.
“Defina o problema que está enfrentando, pois, para superá-lo, é necessário defini-lo. Os desafios que as organizações e indivíduos enfrentam podem ser classificados primariamente em técnicos ou adaptativos”, compartilha o professor Rodrigo.
Os alunos aprenderam que problemas técnicos geralmente são mais fáceis de identificar e podem ser resolvidos usando a expertise e procedimentos estabelecidos. Por exemplo: Jogo basquete, sou talentoso, mas não tenho desempenho porque não possuo um tênis. O desafio técnico é justamente esse: comprar um material, fácil de identificar.
Já desafios adaptativos não são fáceis de serem definidos ou resolvidos; é necessário aprendizado para compreender o desafio e desenvolver capacidades para lidar com ele. Esse aprendizado e trabalho não podem ser feitos apenas pelo líder; na verdade, o papel do líder é criar condições que possibilitem que as pessoas com problemas aprendam a resolvê-los.
Outro ponto de grande importância que os alunos aprenderam é o poder de decisão e a postura do líder em todas as situações: “A tomada de decisão conjunta é a escolha certa em algumas circunstâncias, mas pode ser insuficiente quando é a abordagem errada para a situação. Estudos sugerem que a tomada de decisão conjunta funciona bem quando tanto a opinião quanto o apoio da equipe são necessários, e quando o líder estabelece a base do processo” e indagou aos estudantes: “Em quanto tempo vocês querem que o objetivo aconteça e quanto tempo estão dispostos a esperar e, caso ele não aconteça no tempo estipulado desejado, você estaria disposto a mudar?”
Objetivos de forma mais clara
Finalizando a aula magna, o professor incentivou os alunos da importância de trilharmos vários caminhos para concretizar nosso objetivo, sem desistir. “Às vezes é necessário construir outros caminhos para chegarmos em nossos objetivos, e às vezes esses caminhos são melhores do que imaginávamos. Se acompanharam o processo, os estudantes devem agora enxergar o caminho até seus objetivos de forma mais clara”.
Para agradecimentos, o professor de Empreendedorismo e Gestão de Negócios do Colégio Soka, Rodrigo Fernandez, enalteceu a importância desses eventos, justamente em pôr levar conhecimento aos alunos: “Essa palestra enriqueceu imensamente o conhecimento de nossos alunos e, de forma lúdica, complementou as discussões que iniciamos lá atrás e que acontecem semanalmente nas aulas”.
Rodrigo finalizou seus agradecimentos compartilhando um pensamento do fundador do colégio, Dr. Daisaku Ikeda: "Um grande ser humano é aquele que constrói sua própria vida, seu próprio destino."
Perfil Rodrigo Conceição
Rodrigo Teixeira Conceição é pedagogo e especialista em Gestão Educacional por duas instituições: Harvard Graduate School Education e Universidade de São Paulo (USP); pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e mestrando em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).
Em outubro de 2024, tornou-se diretor-geral e membro do Conselho no Instituto Educacional Soka do Brasil.